Convite à apresentação de candidaturas: Exame de certificação da CEDEAO para técnicos de energia solar fotovoltaica fora da rede (22-27 de abril de 2019)

O Centro de Energias Renováveis ​​e Eficiência Energética da CEDEAO (ECREEE), em cooperação com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), criou um esquema ECSES para a formação e certificação de competências em energia sustentável. O esquema ECSES está atualmente se concentrando nos técnicos de treinamento e certificação de técnicos simples de sistemas fotovoltaicos fora da rede, mas gradualmente será desenvolvido para abranger técnicos de sistemas fotovoltaicos off-grid e conectados à rede mais complexos, assim como outros profissionais de RE e EE.

Neste sentido, o ECREEE, juntamente com os seus parceiros, agendou um exame baseado em competências para a certificação de técnicos de sistemas solares fotovoltaicos fora da rede no Senegal, na L'École Supérieure Polytechnique (L'ESP) de Dakar, de 22 a 27 de abril de 2019. Candidatos que será bem sucedido nestes exames que estão sendo hospedados na L'ESP em Dakar, Senegal ou outros centros de exames parceiros selecionados na CEDEAO. Cada Estado Membro será credenciado pelo Órgão de Certificação da CEDEAO para as Competências Energéticas Sustentáveis. As pessoas inexperientes que desejarem ser certificadas serão treinadas em centros de treinamento de parceiros selecionados pelo ECREEE em todos os 15 estados membros de preferência da CEDEAO.

Benefícios:

As certificações são obtidas demonstrando seu treinamento, sua experiência e passando por um exame rigoroso e baseado em competências. As Certificações ECSES impactam positivamente sua carreira, dando:

O candidato

Aumento da negociabilidade, uma CEDEAO reconheceu cursos de formação e certificação;

Habilidades aprimoradas, reputação, credibilidade e confiança do consumidor;

Mobilidade, credenciais de certificação que fornecem o “passaporte” para o projeto nacional e regional de energia sustentável, reconhecimento e vantagem competitiva profissional e mercado de trabalho na região da CEDEAO;

A industria

disponibilidade de mão-de-obra competente e eficiente;

maior credibilidade e confiança para a tecnologia limpa pelos potenciais investidores (melhor desempenho do sistema e redução de riscos);

clientes satisfeitos (instalações eficientes, menos falhas técnicas, menores custos operacionais).

A lógica é que, para o desenvolvimento bem-sucedido do mercado de energia renovável (ER) e eficiência energética (EE), há uma necessidade de garantia de qualidade em vários níveis. Isto inclui garantia de qualidade do equipamento, e. através da criação e aplicação de normas de produtos. No entanto, os produtos de alta qualidade que serão permitidos na região da CEDEAO só fornecerão os serviços desejados se esses produtos ou projetos forem projetados, instalados e mantidos por indivíduos altamente qualificados. A certificação dá a certeza de que os técnicos e profissionais têm as competências e capacidades necessárias para concluir uma instalação ou um trabalho com segurança e eficácia. A certificação requer (i) treinamento regular que obriga o praticante a manter-se atualizado e (ii) trabalhar em vários tipos de trabalho, aprender novas habilidades e interagir com os colegas. Mais especificamente, a certificação é uma maneira de promover a qualidade e a segurança dos sistemas de ER e EE.

Para obter o conhecimento em certificação regional, a competência e as disciplinas que atendem aos padrões internacionais e às melhores práticas mundiais, verifique o treinamento programado e a data do exame em seu país. O processo de certificação é mostrado abaixo.

Bolsa integral para mulheres

A fim de facilitar o equilíbrio de gênero, o ECREEE está incentivando as mulheres a se inscreverem em seu programa de certificação. O apoio será fornecido a um número selecionado de candidatas do sexo feminino consideradas elegíveis para apoio a bolsas de estudos. Este apoio será prestado através da iniciativa do ECREEE sobre o Programa de Intercâmbio Técnico de Mulheres, criado para facilitar a aprendizagem e a partilha de conhecimentos entre grupos de mulheres e associações envolvidas na energia dentro e fora da região. Clique aqui para obter mais informações.

Processo de aplicação

Para aplicar você precisa:

Preencha o formulário de inscrição on-line ou envie um currículo para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para acessar o formulário de inscrição, por favor clique Aqui.